Arquivo mensal: fevereiro 2012

Respondendo aos leitores.

Michael Rodrigues disse…
ANTES OUVIA MUITAS PESSOAS FALANDO DE UM POSSÍVEL ACORDO ENTRE MARCÃO E DR.ORISMAR, COMO DEPOIS DA APROVAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA SURGIRAM OS COMO DIZEM “ALTERNATIVOS”, OUVIMOS COMENTÁRIOS QUE ROSÁRIO PODERÁ SAIR CANDIDATA A PREFEITA DO DR.ORISMAR E OUTROS QUE ATÉ OUSAM A DIZER QUE ROSÁRIO PODERÁ COMPOR UMA CHAPA COM LEANDRO LINHARES. ATÉ QUE PONTO É VERDADE? O POVO CONVERSA MUITO. JÁ OUTROS AFIRMAM QUE O DR.ORISMAR E GRACINHA SERÃO CANDIDATOS. EU NÃO TO ENTENDENDO É MAIS NADA. COMO VOCÊ ELIAS ESTÁ VENDO NÃO SÓ OS CANDIDATOS MAIS TAMBÉM AS COLIGAÇÕES? GOSTO MUITO DE POLÍTICA SÓ QUE EU QUERO É ENTENDER!

Prezado Michael,
Embora coloque em dúvida a sua ingenuidade, vai aqui a minha modesta opinião.

1. Segundo especula-se, poderá sim, haver uma coligação entre os partidos de Dr. Orismar e Marcão, principalmente agora, depois da validade da “Ficha Limpa”, mas isso, só saberemos com certeza mais adiante quando exaurirem todas as possibilidades do contrário, principalmente do lado do PMDB, onde uma parte do grupo não quer a coligação de jeito nenhum. Mas, como a política é dinâmica… Aguardemos;

2. No meu entender, Rosária, HOJE, é sim a opção mais viável do PMDB;

3. Em tese eu posso prestar concurso para ser MÉDICO DO PSF de Ibiapina, por exemplo. Todos podem. O problema é depois, quando me for pedido o DIPLOMA de médico, que me facultaria o DIREITO de examinar o proximo e de ditar-lhe o camimho para restabelecer a saúde. Esse eu não tenho. Perdiria, portanto, a proteção da lei e não assumiria o concurso. Os “fichas sujas”(aqueles que tiveram suas contas desaprovadas por um órgão colegiado, no caso a Câmara Municipal, tornando-se inelegíveis por 8 anos) podem até se condidatar, podem até serem eleitos e sairem cantando de galo e debochando de todos (e alguns sabem fazer isso muito bem), não duvido, mas jamais tirarão essa nódua de seus currículos. Ao invés de afrontar o eleitor, deveriam era pedir desculpas a população pela ingerencia, pela desvergonha de suas ações no trato da coisa pública e não desdenharem. Para mim torna-se-iam mais ignóbeis ainda pois quem tenta burlar a lei deve ter o desprezo do cidadão de bem e não o seu incentivo. Daí muitos aqui no Blog combaterem o fanatismo político de Ibiapina.

4. Rosária só viria a compor a chapa majoritária com Lendro Linhares se o PMDB se coligasse com PR (partidos respectivos). Possibilidade remota? Só se ambos perceberem que separados perdem pra outro, como por exemplo para o MARCÃO, FERNANDO CARVALHO, MANUELZINHO, KIKO, etc. Se não, o máximo que pode acontecer e Rosário apoiar informalmente Leandro. Essa sim, possibilidade remota.

É isso aí Michael Rodrigues.

Análise da enquete (parte II) – as palavras do velho decano ibiapinense.

Anônimo disse…
Como prometido!Quinta feira citei em um dos comentários que iria usar de exemplo a votação do Sr.nonato freitas adicionando 30 votos dos 39 que tinha naquela ocasião, olhe na enquete que Sr. Nonato está com 69 votos(VEJA NA ENQUETE). A pesquisa é vulnerável, quando cito é pedindo a você Elias que crie uma pesquisa em sua comunidade (ibiapina política) podendo continuar essa mas para tirar dúvidas se a do orkut for mais ou menos parecida com a que esta postada no blog nos cabe apenas respeitar o que é verdade, no sentido que o povo não pode ser enganado ou tentar enganar nas mínimas coisas. Sei que é uma enquete e não uma pesquisa mas vai ter gente querendo se aproveitar da situação. Parabéns pelo blog antes de um professor é uma pessoa que nos passa credibilidade e não custa nada esta iniciativa, já que tem um público assíduo em sua comunidade no orkut podendo postar um link em seu blog para redirecionar para a comunidade. Quem usa a internet que não tem orkut? Facebook?

Elias Freitas disse…
Ok, prezado Anônimo, gostaria de lhe dizer que desde o começo entendi o seu ponto de vista quando se preocupa quando as pessoas usam a enquete para a auto promoção. Mas eu lhe faço outra pergunta: qual o político em véspera de eleição que não faz isso? Qual político que, de posse dos dados de uma pesquisa que lhe favorece não sai divulgando para o eleitorado numa tentativa de influenciar aqueles que escolhem o candidato do “já ganhou”? Duvido que você me aponte um como exemplo.

Vamos lá. Você aumentou a votação do Nonato Freitas, bom pra ele. O quê é que isso demonstra? Que Nonato tem VOCÊ que VOTA nele. Deixa só eu te dizer mais uma coisa. Uma vez, conversando com um dos homens mais sagazes em termos de política Ibiapinense, ele me disse o seguinte: Elias voto pra prefeito é diferente do voto pra vereador… Embora na época não tivesse entendido muito bem as suas sábias palavras, com o passar do tempo me curvei a elas.

Para prefeito em Ibiapina se vota por paixão, por amor, por sentimento, e quando se vota assim a RAZÃO vai pro espaço.

As vezes vota-se em A, não por ele ser o melhor mas por não gostar de uma pessoa que vota em B. Já pensou?

Para prefeito, prezado anônimo a coisa é diferente. Perde-se completamente a RAZÃO. E veja que tem muito candidato “malaca” que tem se aproveitado disso. Quando descobrimos que uma pessoa não pertence ao mesmo grupo político que o nosso, já iniciamos uma espécie de repulsão orgânica dele e se dermos vazão a ela daqui a pouco a estaremos odiando. Isso é RACIONAL? Onde isso vai nos levar ou tem nos levado? Quem abastece esse tipo de conduta? São perguntas que devem permear nossa cabeça.

Parabéns ao Nonato que tem você como APAIXONADO e lhe digo mais, se meu nome estivesse na enquete e não tivesse aparecendo votos eu estava morto de vergonha pois estaria pensando… Será que não encontro uma pessoa que seria capaz de se sacrificar por mim? Onde estão os meus apaixonados? Será que quando morrer vai ter pelo menos alguém pra me levar pra cova?(vixe). Só preciso de quatro.

Lembrando-me, novamente das palavras do decano, que parafraseio: Elias voto para vereador você consegue por outros métodos, já para prefeito… Nem tanto.

Frase do dia

Hoje, conversando com uma colega professora, ela soltou essa pérola sobre a Lei da Ficha Limpa – Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.

“Se a Ficha Limpa não tirar os corruptos de Ibiapina da campanha e da vida pública, a gente tira no voto, pois todos nós sabemos quem são.”

Discutindo a FAMOSA enquete.

Um leitor disse:
ELIAS, LAMENTO INFORMAR, MAS SUA ENQUETE É MUITO VULNERÁVEL.

ISSO PODE TER LEVADO A ALGUNS CANDIDATOS DESSESPERADOS A ATINGIREM A QUANTIDADE DE VOTOS QUE NÃO CORRESPONDE A REALIDADE.

SE ISSO REALMENTE ACONTECEU, LAMENTÁVEL MESMO.

VEJA OS PASSOS:
INSTALE O GOOGLE GROME
ACESSE SEU BLOG E VOTE
DEPOIS VÁ EM FERRAMENTAS
CLIQUE EM OPÇÕES
DEPOIS CLIQUE EM CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS
AGORA LIMPE OS DADOS DE NAVEGAÇÃO
—- PRONTO —-
ACESSE NOVAMENTE O BLOG
QUER VOTAR NOVAMENTE?
—- RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ —–
– como sou bandida!

Esse pessoal da internet é de lascar
Bem vindo ao google que responde todas as perguntas.

ACABOU A FARRA DE QUEM SÓ TEM VOTO NA INTERNET.
DE VERDADEIRAMENTE, DE QUEM NÃO TEM VOTO NA RUA.

23 de fevereiro de 2012 22:33

Elias Freitas disse…
Criatura, sem cintura, coração de rapadura, pelas 5 chagas do Mané Raimundo…

VOCÊ pode descobrir mil e uma formas de votar, no final foi VOCÊ, uma PESSOA, um ELEITOR, com vontade própria que marcou a opção desejada. Estamos interessados em VOCÊ, em saber a SUA opinião. Que uma única pessoa, pode votar várias vezes TODO MUNDO JÁ SABE. Isso foi explicado exaustivamente (arre égua). Por isso que é uma ENQUETE e não uma PESQUISA com MÉTODO e RIGOR científico. Se PESQUISA fosse eu teria que ter registrado no cartório eleitoral, etc, etc, etc. ENTENDEU agora?

As formas mirabolantes de apagar a votação e votar de novo depende da criatividade de cada um. Isso o próprio programa da enquete já faz sem necessitar apagar o histórico do navegador. Agora deixa só eu fazer uma pergunta: Para que serve um dado falso, ilusório, irreal? Você pode enganar a todo mundo menos a si mesmo. Vire seu olhar pra outro rumo.

Por exemplo: Continuam votando em Manuelzinho mas, diminuíram a frequência de votos no Dr. Orismar, por que será hein? Os votos da Rosário já ultrapassaram hoje, pela primeira vez, os de Leandro, será que os votos do DR. não estão indo pra ela? Meu amigo, não perca tempo com malabarismos não, OBSERVE AS NUANCES as ENTRELINHAS da enquete, elas GRITAM.

Relembrando o passado…

Transcrição fiel do comentário de um amigo de infância.

Sinto pena de nossa ibiapina e um pouco frustrado por ter tido que vencer na vida longe da mesma, mas mesmo a distancia acopanho as atrocidades administrativas que nossa cidade vem passando sempre continuando com a aquela luta boba de saroba e planejados pessoas que endeusam o sr.Helio e o sr orismar pessoas estas que nunca deram nada em troca de nosso municipio pois em pleno dias atuais a saida da cidade e a antiga rua do pau do alho( fAZ TEMPO EI ELIAS QUE UTILIZAVARMOS ESTE CAMINHO PARA IRMOS AO CAMPINHO QUE COM NOSSA ORGANAIZAÇAO DE CRIANÇAS FIZEMOS AS MARGENS DO RIO LEMBRA?) e hoje em dia a saida da cidade ainda se da pelo pau do alho e muita visao de nossos governantes vc nao acha?

Sou favoravel a uma candidatura diferente pode ser o sidney ou o valfridao ou o dr. ronaldo aragao ou alguem que nao traga a carga de politicagem alguns jovens ja tentaram e provaram ser incapazes para tal desafio nao vou nem citar nomes mais estao todos ai escancarados nos escandalos…..Vamos mudar gente Ibiapina tem pessoas jovens com ideais de crescimento

Precisamos desenvolver nossa cidade o mais rapido possivel ….querem ideias vao ao polo industrial de fortaleza procurem empressas e ofereçam terrenos para sua implantaçao ofereçam incentivos fiscais mostrem o potencial da serra a logistica para se chegar ao maranhao belem e muitos outros mercados consumidores procurem fazer uma politica que valorize o homem do campo e nao os atravessadores invistam em cursos tecnicos para os os jovens…procurem conscientizar a todos da importancia da educaçao dos sindicatos organizados ….

Pena que nao moro mais ai pois tenho ideais para revolucionar esta cidade e nao so ficar preocupado com fazendas de gado ou casas e mais casas para parentes mudem a ibiapina …..

Vai fernando convida alguem de expressao para entrar nesta luta sai do lado de politicos jovens mais ja cansados a hora e agora ibiapina pode mudar apelo de um ibiapinense que procura fazer da forças das palavras um arma contra a mesmice …

Parabens elias pois atraves de seu blog vc esta dando voz a muitos desabafos……..filho de helio candidato e brincadeiraaaaaaaaaaaaaaaaaa. orismar de novo ai meu deussssssssssssssss

Acordem filhos de ibiapina e viva o tempo dos urubus e urubus rei e a epoca que a quadra de esportes lotava toda noite de gente assistindo aos campeonatos e nao de animasis pastando na entrada da cidade abraços e espero que meu desabafo tb desperte outros quem sabe?

Elias Freitas disse…
Prezado amigo,
As suas palavras me trouxeram saudades. Fizeram com que eu revivesse aquele nosso tempo de criança quando a continuação da Rua Coronel Lupércio era apenas uma trilha dentro dos pés de manga e cafezais e margeava o pau-do-alho. Percorríamos todos os dias, à tardinha pra jogar bola às margens do Rio Jaburú, onde havíamos limpado o terreno para ser o nosso campo de futebol. Após o jogo, pulávamos no Rio e era aquela festa.

Hoje… Ás margens do Rio, administrações irresponsáveis, fizeram “vista grossa” e deixaram que a população ocupasse desordenadamente toda aquela área sem nenhuma infra-estrutura, por mínima que seja. Um verdadeiro crime cometido, tanto contra o meio ambiente, como contra os que ali habitam.

Lamentável prezado amigo…Lamentável. Obrigado por ter vindo até aqui e ter-nos feito relembrar o passado(não tão longínquo assim, senão as pessoas vão achar que somos velhos demais, rss). Valeu!

É para isso que o Blog existe.

Existem determinados comentários dos meus leitores (sem demérito dos demais) que me enchem de orgulho e me incentivam a prosseguir. Mesmo sem conhecermos os autores, são dignos de reprodução pelo Blog pois trazem proposição e contestação coerente (Obs. esses comentários foram feitos em “Crescem as chances dos alternativos”), além de ambos mostrarem também, preocupação real com Ibiapina.

PROPOSIÇÃO
PARA OS QUE NÃO GOSTAM DE HISTÓRIA. . Prezado Elias, Alguns leitores e comentaristas de seu blog ficam a pregar o NOVO. Que novo seria esse? Um recém nascido, inexperiente, para governar os destino de nosso povo? Um médico recém formado para fazer-lhe uma operação em seu coração? Um borracheiro promovido a mecânico para “fazer o motor de seu carro”? Ora, Para quem já esqueceu foram Doutor Ulisses, com 76 anos e Tancredo Neves, com 75 anos, que encabeçaram a DEMOCRACIA no Brasil. HOMENS de idade com ideais de jovens. Por favor, Sr. Elias, é lamentável que esses seus leitores só admitam o que é novo. Faço apenas uma pergunta: – O que eles acham de suas mães, pais, avôs e avós? Não servem mais? Apenas suas filhas e filhos são a esperança? – Lamentável esse tipo de pensamento. Lamentável mesmo. HERÓI NÃO É QUEM FOGE DO PROBLEMA, MAS O QUE O ENCARA DE FRENTE E O RESOLVE. – Fora os covardes que não lutam! Apenas reclamam.

CONTESTAÇÃO
CARO MAMADOR DESCONSOLADO, quando o Presidente da ANPR afirma que “está na hora de o velho dar lugar ao novo” na política, significa dizer também que agora a sociedade tem uma nova expectativa, diferente da que é por exemplo, ficar uma cidade nas mãos de apenas uma dupla que reveza o poder. A “Lei da Ficha Limpa” pode parecer crua agora, mas daqui por diante muitos frutos dela serão colhidos pela sociedade. Postular cargo público seja para o executivo ou legislativo custa caro, mais caro ainda é para a sociedade, bancar esse ciclo vicioso que parece nunca acabar. A Lei faz-nos vislumbrar horizontes em que a própria democracia tratará de selecionar apenas os altruístas. O ibiapinense começou o ciclo do novo da forma mais errada possível, pois colocou no poder “sem saber”, uma pessoa nova com aquelas velhas características de comprovam pretensões claras de se aboletar no poder, não pela forma correta (governando como um cidadão) , e sim pela forma escusa, locupletando-se dos tributos do cidadão para construir uma base politica (surrupiando ainda uma boa quantia para si, para parentes, agregados e ainda edis), e com isso ter uma “sustentabilidade governamental”. Parafraseando o Alexandre, digo que: Está na hora de nenhum dos velhos apoiarem o que se diz novo, pois se isso acontecer, e o Mundo não acabar em 2012, precisaremos de um milagre.

Crescem as chances dos alternativos (parte II)

Há quem diga que justiça tardia não é justiça, mesmo assim, aqui vai uma tentativa de remissão do pecado por ter-me esquecido dos demais postulantes a candidato, apelando para a generosidade dos leitores e daqueles.

Outros que compõe o cenário dos alternativos, embora dependam de alguma forma, da batida do martelo de alguém pois aparecem como coligados, são: Fernando Carvalho, Júnior Rosendo, Júnior da ematerce, Sr. França e Nonato Freitas. Dentre eles destaco Nonato Freitas e Fernando Carvalho.

Nonato Freitas (meu primo rico), disputou como vice do Dr. Orismar as eleições de 2008, foi Secretário de Obras da gestão “Retornando ao desenvolvimento” é por lá aglomerou em torno de si um grupo de apoio, fato que lhe rendeu a posição de vice na chapa majoritária do PMDB. De lá pra cá, tem atuado com discrição através de seu fiel escudeiro o vereador Jocier e os outros membros do grupo. Acredito que agora, esse grupo também tenha “crescido os olhos” e tentem se projetar e cobrar a deferência que lhes é devida.

Embora todos dependam de uma pesquisa junto ao eleitor ibiapinense, Fernando Carvalho é sem dúvida o mais interessado nela. Sendo o líder do Prefeito na CMI, goza de trânsito livre dentro das Secretarias Municipais, opinando, tecendo críticas, articulando, além de manter linha direta com o gestor municipal e com a administração, em relação a qual, discute aos problemas por ela enfrentados. Ultimamente tem tentado conquistar a simpatia dos funcionários públicos municipais com projetos de lei nesse sentido, afora meio ambiente, etc. Em outras palavras, tem sido um vereador atuante em todas as frentes. No caso de uma desistência de Marcão (se por um acaso as pesquisas não o favorecerem), seria o mais cotado para subir e ocupar seu lugar.

Analisando a enquete
Falando nisso, estive traçando o perfil dos que votam na enquete. São realmente a militância ou pessoas que de alguma forma foram influenciadas por ela. Vamos tomar por exemplo os votos de Marcão. Os seus, por enquanto, 21%, são realmente aqueles que torcem para que ele permaneça na prefeitura e não aqueles que mesmo estando empregados e podendo utilizar os PCs da PMI, jamais o fariam por serem ligados a outro grupo político. Estes não estão votando em Marcão, nem em sonho.

Portanto, a motivação das “máquinas” são de pessoas das mais conscientes e não de autômatos. Ali está demonstrado realmente a vontade livre do indivíduo em realizar a vitória de seu candidato, mesmo que para demonstrar isso venha a se utilizar de várias máquinas e isso deve ser considerado por todos nós que acompanhamos as mudanças ocorridas na enquete.

Crescem as chances dos alternativos

Após a indigesta aprovação da “Lei da Ficha Limpa” para alguns, crescem as chances dos candidatos alternativos.

Do lado do PMDB, a vereadora Rosário Melo, um dos seus principais expoentes, tem sua cotação elevada às alturas. Senão vejamos: é figura bastante conhecida do partido, possui carisma próprio, é detentora de um grupo fiel que a acompanharia para onde quer que vá, há uma pressão interna de seu grupo cobrando consideração a sua pessoa, tem 1.000 votos garantido, é confiável. Embora não goze de unanimidade dentro do partido para ser vice, para ser cabeça a coisa é totalmente diferente. Acredito que tenha capacidade para acomodar os inconformados.

Já no PV é só alegria. Francisco Belmino, o Kiko (foto), vê a possibilidade de galgar um ou dois degraus na escada e lançar-se como candidato a prefeito municipal, para no mínimo, requerer a candidatura a vice de alguém, abrindo vaga para outro militante do verdinho ser vereador.

O PT de Manuelzinho deve ter “crescido os olhos” e talvez, lance-o como postulante a candidatura majoritária e não mais a vice de ninguém, como era a sua pretensão, desta vez, com maior chance, tendo um ventania a seu favor (é só olhar a enquete).

Pros lados da Rodoviária, a felicidade reina, Leandro Linhares (o vice atual), depois de um tur em Brasília, prossegue postulando a candidatura a prefeito municipal. Com o apoio logístico e estratégico dos genitores, tem conseguido apoios importantes como Netão e Ésio (me lembrei agora do cupim), além de já ter mais tempo de “militância” que os outros novatos.

Leandro assume portanto, na minha submissa opinião, a dianteira do processo tornando-se o favorito. Tem sido competente na estratégia de conseguir lideranças importantes em pontos estratégicos, como na Jurema e Betânia, por exemplo, reduto eleitoral de adversários políticos. Embora saibamos que isso só não basta, Leandro para ganhar terá que mostrar em seu discurso, que fará administração própria, desatrelada e moderna.

Ademais, Marcão deverá prosseguir candidatíssimo a reeleição e continuará em sua estratégia de captação de apoio, torcendo para que suas contas sejam aprovadas e a “província” não tenha passado de um pesadelo.

Finalizo minha despretenciosa avaliação citando a frase do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho: “Está na hora de o velho dar lugar ao novo, dos líderes corruptos deixarem o poder, da sociedade consagrar aqueles que possam escrever uma história diferente, baseada em princípios éticos.”

Frase do dia

“Está na hora de o velho dar lugar ao novo, dos líderes corruptos deixarem o poder, da sociedade consagrar aqueles que possam escrever uma história diferente, baseada em princípios éticos.”

Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, sobre a aprovação do Ficha Limpa no STF

Ficha Limpa – a decisão do STF e as eleições de Ibiapina.

A pedido dos leitores (e são vocês que mandam), segue análise da pergunta: De que maneira essa decisão do Supremo mexe com as eleições desse ano em Ibiapina?

Como os partidos ainda não apresentaram a sua lista de candidatos e, portanto só dispomos da lista de pré-candidatos para prefeito, pode acontecer aquilo que havia previsto aqui no Blog, ou seja, haverá pressão nas cúpulas partidárias dos candidatos com “ficha suja”- e todos sabem quem são – para que não se candidatem.

Por quê? Simples, porque há vários pontos da jornada de campanha em que o candidato poderá ser barrado. Olha que muitos já passaram por essa experiencia amarga e acreditem, estão escaldados e escaldaram os outros.

O(a) “ficha suja” pode ser barrado quando do registro, se o Tribunal Eleitoral detectar o problema (e vocês acham que os adversários deixarão o TRE esquecer?), poderá ainda, ser barrado pelo Ministério Público Eleitoral, etc.

Mesmo que o partido deixe a coisa correr e insista em manter a candidatura do(a) “ficha suja”, e a coisa correr até o fim, no limite, você poderá está disputando uma eleição para entregar ao adversário, o que certamente, configuraria um erro grotesco. Então, para não correr o risco, será melhor escolher um outro partidário com a ficha limpa e disputar a eleição voto a voto até o fim, sem ter a insegurança como companheira constante.

No mais, aquilo que muitos temiam aconteceu. Aqueles que se prepararam e tem um candidato(a) alternativo partem agora na frente. Os outros, terão nesse momento crucial, que trabalhar com outra opção e dependendo de quem seja, poderá deter ou não a debandada de eleitores.

Coligações, agora mais do que nunca, será a palavra de ordem, ninguém, escrevi, NINGUÉM, será descartado, nem que para isso tenham que mudar peças de lugar. O fim justificará os meios, aqueles já tidos como do lado de fora, têm suas esperanças renovadas (estão saltitando de alegria, na surdina, lógico). O vigorar da Lei, abriu espaço pra muita gente. Falam inclusive na volta de Sidney Negreiros como possibilidade viável.

No mais, tudo muda. O salto do sapato terá que ser cortado. O carisma e a capacidade de transferir votos será mais do nunca testada. O discurso para justificar a não candidatura anunciada aos quatro ventos, terá que ser convincente, pois a oposição irá, certamente, usar a “ficha suja” como estratégia para angariar votos.

Venceu o povo! Cresceu muito mais a chance daqueles, novos de fato, como alternativa para melhorar Ibiapina. Quem se habilita?