Arquivo mensal: setembro 2012

Ésio vira para Marta.

Ésio

O candidato a vereador pela coligação “Tradição e Juventude”, do candidato Leandro Linhares,  FRANCISCO ESIO RODRIGUES DA SILVA o Ésio, acaba de mudar de lado e passa para o lado de Marta da coligação “Verdade, seriedade e desenvolvimento para Ibiapina”.

Sem dúvida, um baque e tanto para Leandro.

Não tô entendendo mais nada.

Leando Linhares  e Edilene Negreiros

A foto até que não traria muita surpresa se fosse em outra época.

O problema é que Leandro (PR) é candidato a prefeito por uma legenda , e Edilene (DEM), é candidata a vereadora da coligação opositora a de Leandro.

Com certeza Leandro (veja o sorriso estampado no rosto), saiu melhor na foto (literalmente). 

Quanto a Edilene, no mínimo terá que explicar o que estava fazendo em pleno comício do candidato do PR.

Confesso que não tô entendendo mais nada e até agora não parei de rir.

Por isso continuo afirmando amigos, organização e controle pra se ganhar uma eleição não é pra todo mundo.

O dia "D" para as campanhas.

Todos se preparam para o dia “D”. 
O grande comício marcará o encerramento das campanhas dos candidatos. 
É grande a expectativa do eleitorado ibiapinense.
Confira a agenda dos candidatos.
  • Leandro, o primeiro, deverá botar para arrebentar e tentar ser imbatível. Virá afiadíssimo nas críticas, principalmente devido aos últimos acontecimentos. A sarobada tentará impressionar na caminhada da Rodoviária até o Calçadão.
  • Marcão o segundo, observará Leandro e rebaterá críticas. Teve sorte por ser no sábado, o melhor dia. O povo não trabalha no domingo. Concentrar-se-á na qualidade do discurso e na logística de transporte dos seus eleitores da Zona Rural.
  • Marta, a terceira, observará os dois primeiros e tentará superá-los, aproveitará o favorecimento no sorteio e  usará a tese: “a última imagem / impressão é a que fica”. E em termos de imagem e organização,  já demonstrou ser insuperável na campanha. 
Todos os três instalarão olheiros nos comícios dos adversários para colher informações e informação nunca é demais.
Boa sorte a todos e…Que o povo saiba escolher o melhor! 
Viva a democracia!
Convite Leandro 
Convite Marcão
Convite Marta.

Frase do dia!

Jarbas F. Gomesdisse…
“A democracia é um sistema que faz com que nunca tenhamos um governo melhor do que merecemos.”
– George Bernard Shaw

Câmara Municipal de Ibiapina desaprova contas de Marcão.


– Elias qual sua opinião sobre a recente desaprovação das contas da gestão pela câmara de vereadores e o que isso muda na corrida eleitoral?

Respondendo ao leitor.
Não pretendo encher muita linguiça não, vou direto ao assunto.
Tudo vai depender de como Marcão vai lidar com o acontecimento.

As contas desaprovadas podem causar dois efeitos.

1º. O negativo.

A oposição poderá apoderar-se da informação e tentar ganhar dividendos acusando-o de desonesto, ficha-suja, improbo, etc. Para isso, numa jogada puramente política, uniram as forças no Legislativo para desaprovarem as contas da primeira gestão do prefeito. 

Lógico que, para o candidato, isso foi péssimo, digo péssimo porque pegou Marcão em plena campanha para reeleição. Ainda mais, sendo o seu principal mote: a não votação em fichas-suja ou apadrinhados por esses. 
Quer dizer que,  agora, terá que mudar o discurso, partindo para convencer o eleitorado, qual foi o real motivo da desaprovação de suas contas na CMI. No mínimo, perderá tempo. 
A oposição, numa jogada de mestre, poderá ter derrubado Marcão e acabado de vez com o seu sonho de reeleição.
2º. O positivo.
Lembrei-me agora do retorno apoteótico do ex-prefeito Orismar, banhado a clara e gema de ovo, quando conseguiu uma liminar e retornou à prefeitura nos “braços da população”. 
Respeitando as devidas proporções, o povo de Ibiapina parece que se condói com o sofrimento alheio, mesmo que esse sofrimento seja aparente.
Marcão,  se souber, poderá dar a volta por cima, fazendo os eleitores compreenderem que está sendo vítima de perseguição política.

Marcão terá que mudar o discursso para dizer que, seus adversários não tendo encontrado nenhuma nódoa em sua administração que o impedisse de se candidatar, arquitetaram uma desleal manobra eleitoreira, politica ou politiqueira, usando os vereadores de oposição, para que os mesmos se posicionassem contrários ao parecer técnico do TCM e, votando, desaprovassem as contas de seu primeiro ano de governo e assim tentam colocá-lo no mesmo lamaçal fétido, onde se encontram todos os outros agentes da corrupção ibiapinense.

Agora, denominar a jogada de politica ou politiqueira não vai ajudar muito, ou só isto não bastará. O fato é que caberá ao prefeito/candidato convencer o povo, contrargumentando com a oposição em palanque. Até porque, a oposição também mudará o discurso, voltando-se para esse fato. A Missão de Marcão é árdua, mas não impossível.

Obtendo sucesso, o povo convencido, sensível e solidário, voltar-se-á contra os vereadores (então à serviço dos chefes políticos), seus opositores e demandarão os votos que Marcão precisa para reeleger-se.

Outro ponto é que, a desaprovação das contas sem justificativa plausível, assanhou o eleitorado fiel a Marção, dando-lhe, digamos, um novo gás para a campanha.

Por isso que eu  adoro política. Aquilo que é, pode não ser.

Como disse, tudo vai depender única e exclusivamente de Marcão, porque os outros dois candidatos já sabem muito bem o que têm de fazer e já estão fazendo.

Ao leitor, espero ter-lhe respondido.

Quem ganhará as eleições em Ibiapina – apenas uma dica.

Comício/Reunião Leandro Linhares no Alto Lindo.
Comício / Reunião Marcão no Alto Lindo
Comício / Reunião Marta no São João.
Ultimamente tenho sido bastante abordado na rua. O motivo é sempre o mesmo. Política. 
Geralmente nós tendemos à tirar conclusões precipitadas sobre quem possui mais eleitores, tomando como base o último evento realizado pelos candidatos. Essas conclusões são muito relativas pois nem sempre os candidatos, dependendo da ocasião, estão na sua melhor fase, cometeram algum pecado na logística, organização etc.
Objetivando ajudar os meus amigos, mesmo que não seja nada conclusivo, aqui vai uma dica: observem o último comício no Calçadão da Liberdade!
Por ser o último comício, os três candidatos mostrarão toda a sua força, empreenderão tempo e recursos para arrastar (literalmente) ao logradouro todos os seus simpatizantes, até aquele eleitor mais distante da Sede. Será o auge da campanha e os erros das coordenações serão mínimos. Cada um virá com o quê tem de melhor.
Muitos eleitores indecisos esperam por esse precioso momento para definirem-se. É nesse instante da campanha que se escolhe a melhor bandeira, a melhor camisa, tempera-se a garganta com limão, convidam-se os amigos e simpatizantes para mostrar força ao candidato. Estes, os candidatos, por sua vez, escolherão com cuidado o que vão falar, farão discursos veementes e emocionados, muitos chorarão, agradecendo o empenho de cada um na campanha, que hora se finda, farão a última promessa, etc, etc.
Os comícios no Calçadão, por marcarem o final da campanha, são sempre esperados pelos eleitores equilibristas (aqueles de cima do muro), esperando para sair dessa posição, cômoda para uns, incômoda para outros. 
Mas, em se tratando de Ibiapina, onde todos se conhecem, ninguém ficará escondido por muito tempo, aliás Leandro Linhares que o diga lá no Alto Lindo. Dizem até que foi o maior comício do Leandro até agora. Soube que muito gente “pulou” lá.
Pula pula à parte, o Calçadão se tornará, nos últimos comícios, o ponto de convergência do ibiapinense, desde a criança ao mais idoso, ninguém vai conseguir se esconder, até porque o lugar não ajuda.  Ou você está lá ou não está. E quem não estiver é porque realmente, não milita por nenhum dos três. Está indiferente. Agora me veio a dúvida. Será que existem ibiapinenses assim? Acho que não. Ô povo pra gostar de política esse ibiapinense. Ficam na moita, mas na hora H manifestam-se. Como é bela a democracia!
Vai todo mundo ao Calçadão, pode apostar. Agora, cuidado, não confundir o curioso com o curiado. O primeiro bisbilhota, o segundo vibra. O primeiro esquadrinha, o segundo, é esquadrinhado.
Por isso caro leitor, não se avexe não, vamos esperar, tá bem pertinho pra você tirar sua prova dos nove.  Lembrem-se, é só uma dica. Nada definitivo, principalmente quando a disputa é acirrada como esta.
Quanto a mim… Estarei nos três. Êpa, muita calma nesta hora! Sou amigo dos candidatos. Vou cobrir os eventos, senão como é que o Blog sobrevive?

Para os leitores do Blog.

Prezado Elias
      Parabéns pelo blog que é sempre útil nas noticias.
      Peço se possivel que divulgue nele uma nota sobre meu livro que é um resgate de valores
 perdidos como atenção,respeito e solidariedade pelo ser humano.Se a flor falasse é a vivencia
 de uma autora que na fé descobriu ser capaz de ser para o outro um instrumento de amor,e
 luz.
     Atenciosamente.
     Waleska Frota.
Para contatar com a Waleska : w.frota@bol.com.br

Reuniões e Comícios servem pra quê?

Reunião Leandro Linhares
Reunião Marcão
Reunião Marta 

Reuniões, comícios, carreatas, visitas domiciliares. A campanha em Ibiapina prossegue de vento em pôpa, com os postulantes aos cargos eletivos disputando palmo a palmo a simpatia dos eleitores.

Os candidatos, em termos de reunião/comício, permanecem empatados quanto a multidão de ouvintes. O que deve nos chamar atenção, entretanto, é o discurso, ou seja, o quê os candidatos dizem quando encaram a platéia ávida de algo diferente.

Retirando os que são fanáticos e votam independente de quem esteja disputando a vaga de prefeito ou de vereador e do quê os mesmos digam, muita gente vai à esses eventos para ser convencida, observar a organização, ouvir propostas para melhorar suas vidas, etc.
Já assisti algumas dessas reuniões/comícios, de longe, icógnito. Blogueiro não pode se dar ao luxo de aparecer em comício/reunião, carreata. Além do mais considero-me amigo de todos os três candidatos a prefeito, motivo que poderia causar um desconforto entre nós.

Pois bem, um fato que me chamou bastante atenção nas falas dos candidatos é que determinado grupo esqueceu das propostas reais/sociais, dos interesses coletivos substituido-as pelas agressões verbais (e às vezes físicas) ao outro grupo. Tudo bem, afinal cada um diz o que quer e as vezes ouve o que não quer, mas o perigo desse tipo de prática nem sempre dá certo para atrair votos… Mas às vezes dá. A exemplo disso, quem não lembra de uma eleição onde no último comício, em pleno Calçadão da Liberdade um político apelidou o grupo adversário de cupins? A mecha de cupim pegou e naquela ocasião, ao ouvir o discurso escrachado do político, disse pra quem estava do meu lado:
– Quer apostar como isso vai pegar e os “cupins” vão perder a eleição?
Dito e acontecido.

Muito bem. Às vezes a mecha cola. Talvez o grupo a que me referi esteja indo por este caminho. O caminho para encontrar uma mecha que cole. Pode ser que dê certo. No entanto, é preciso ter cuidado para não transparecer que o caso é pessoal (como nos parece ser), e cansar o povo. Aí o objetivo torna-se escuso ou seja, o fim não é ganhar a eleição para melhorar a vida do povo e sim fazer com que o outro candidato não ganhe. Para isso aderiram ao vale tudo da retórica. Resultado, o povo descobre, cansa e vai procurar outro palanque pra ouvir. Então vem o que segue. O visível crescimento da candidata Marta.

Como já era de esperar, Marta (por ter fama de organizada), juntamente com Manuelzinho (aquele que ficou em primeiro nas pesquisas aqui do Blog que muitos desacreditaram, e que eu dizia que poderia até não ter mais votos que os outros, mas estava mostrando, no mínimo poder de mobilizar), têm se destacado na organização, mobilização, aparência, utilização da mídia, gravação dos programas e principalmente tem assistido de camarote as agressões, os ataques ao terceiro candidato. Posição cômoda, a dupla parece está tirando proveito da situação e aproveitado para juntar o bônus da quizumba.

Campanha é pra se ganhar eleição – já estou ficando chato ao repetir isso aqui, mas vocês verão se não tenho razão – Marta e Manuelzinho, parece que sabem disso. Já os outros…

Gurgel analisará declarações de Valério sobre envolvimento de Lula após julgamento do STF


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse meia dúvida de palavras sobre as declarações atribuídas a Marcos Valério. Afirmações que empurram Lula para dentro do escândalo do mensalão.

Gurgel informou que tratará da novidade apenas depois da conclusão do julgamento do STF.

Segundo Valério, Lula não só sabia do mensalão como tomou parte de reuniões em que o esquema foi debatido.

O procurador-geral afirmou que tais declarações não interferem no julgamento em curso. “Mas, a partir daí, pode surgir material, eventualmente, para a instauração de outro inquérito.”

Gurgel avalia que, “nesse momento, não seria adequado” abrir nova frente de apuração.” Leva o pé atrás. Diz que declaracões de Valério “têm de ser sempre tomadas com muita cautela.”
Por quê? “Não se sabe exatamente que tipo de jogo está sendo feito neste momento. Marcos Valério deixou muito claro que é um jogador. É preciso ver, então, que tipo de jogo ele está tramando.”

A despeito da reserva, o procurador-geral disse que, concluído o julgamento do mensalão, vai “examinar os outros aspectos.” Acha que “não é bom misturar as duas coisas. As declarações dele não podem interferir nesse julgamento.”

Acrescentou que Valério pode firmar com o Ministério Público um acordo de delação premiada (confissão de crimes em troca de proteção e reução de penas). Algo que só seria possível num novo inquérito.

Explicou que eventual investigação contra Lula não correrá no Supremo. Como ex-presidente, ele já não dispõe da chamada prerrogativa de foro. “Já temos diversos procedimentos no primeiro grau (primeira instância do Judiciário) e isso pode ser examinado lá.” Gurgel repisou: “Mas, nesse momento, o fundamental é a conclusão do julgamento.”