Arquivo mensal: dezembro 2012

Colégio Estadual tem novo Diretor.

Com a saída da professora Elizangela Diniz para a Secretaria de Educação do município, abriu-se a vaga para a Direção da EEFMMM – Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo – o famoso Colégio Estadual. Nesse caso a escolha recai no chamado “banco”, ou seja, sobre àqueles professores que cumpriram os requisitos para investidura no cargo, mas que não conseguiram eleger-se pelos alunos e funcionários da escola.
Pois bem, estava nesta condição, dentre outros o Professsor Antônio Elídio da Silva.
Muito embora professor vetereno da Escola, Elídio é um dos  mestres mais jovens de sua geração, colecionando conhecimento suficiente para o função que lhe é confiada.
Dono de um sorrisso cativante, é amigo de todos sem, no entanto, deixar de tecer críticas aos colegas quando entende necessário.
Com sua autenticidade conquistada ao dizer sempre o que pensa, não é dado a bajulações e coisas do gênero, qualidade que particulamente esse blogueiro admira em sua personalidade.
Elidio receberá a escola bastante organizada e em dia, graças a excelente gestão da professora Elizangela, fato que lhe ajudará bastante na administração propriamente dita, da instituição de ensino.
No mais, peço permissão aos leitores para dirigir-me ao amigo particular e colega de magistério, que a partir do proximo ano, será meu chefe. A ele, os meus mais sinceros votos de uma excelente gestão e no que depender deste amigo, a ajuda será nossa tônica. Abraços companheiro e parabéns!
PS. Lidinho III, não esqueça de nossa luta!

Diplomação é notícia no DN

Diplomação
No último dia 12 de dezembro, a prefeita eleita do município de Ibiapina, Marta Ângela Sobreira Vanderlei, e seu vice, Manuel de Jesus (Manuelzinho do PT), foram diplomados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Ibiapina. Quem fez as honras e entregou o certificado de diplomação aos dois foi o deputado estadual Sérgio Aguiar. Marta foi a única mulher eleita prefeita na região da Ibiapina nesta última eleição.

fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1216042&coluna=1

Meio Ambiente de Ibiapina é notícia no Diário do Nordeste

Cidade de Ibiapina recebe Selo Verde

17.12.2012 Fortaleza. O município de Ibiapina conquistou mais uma vez a Certificação Ambiental Selo Município Verde 2012, outorgada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado do Ceará. Dos 184 municípios cearenses, 91 foram inscritos no objetivo de obter a certificação. Destes, 37 foram contemplados com o “Selo Verde” – dentre elas Ibiapina -, que reconhece o trabalho desenvolvido nos municípios visando o bom convívio de seus cidadãos com o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade.
O município é conhecido por suas ações voltadas para o meio ambiente. Dentre os projetos pode ser citado o “Horta na Escola”, envolvendo alunos da cidade
No fim de seu mandato à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Ibiapina (Semas), o secretário João de Freitas Lopes vê a certificação como o reconhecimento de uma gestão voltada para disseminar a cultura de preservação do meio ambiente, com projetos que visam a conscientização da população do município serrano, rico em belezas e recursos naturais.
O secretário destaca que, apesar do fato da Semas ser a Secretaria caçula do município de Ibiapina, criada em dezembro de 2010, e ainda sem dotação financeira e logística, procurou compensar estas deficiências por meio de uma gestão de austeridade e criatividade. O trabalho foi concentrado na educação ambiental, com a divulgação de palestras nas escolas e em eventos. Além disso, foram implantados alguns projetos piloto no município, como a “Horta na Escola” e o projeto “Agente Ambiental”, que envolveu 60 alunos de seis escolas municipais no trabalho de conscientização por uma cultura em prol do meio ambiente.

A festa da diplomação dos eleitos – Parte I

D. Marta ladeada pelo Deputado Sérgio Aguiar
Em Cerimônia com direito a tapete vermelho (pessoal trata-se de D. Marta, esqueceram?) e falta de energia, a prefeita eleita Marta Ângela Sobreira Vanderlei, juntamente com seu vice e todos os onze vereadores são diplomados pelo Juiz Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral.


D. Marta iniciou seu discurso exaltando a pessoa de seu vice, Manuelzinho, reconhecendo que a vitória até aqui e a luta futura, será sempre compartilhada com seu companheiro de chapa. Agradeceu aos demais partidos políticos coligados. Agradeceu ao seu esposo ex-prefeito, Dr. Orismar Diniz, aos seus filhos, seu pai (em memória), às suas irmãs e demais familiares. Agradeceu a seus colegas de trabalho da Saúde, seus colegas prefeitos ali presentes e por fim, agradeceu à sua fiel escudeira Isabel César.

Fez questão de lembrar que estava ciente da responsabilidade do significado político e jurídico que o diploma lhe conferia e também de sua missão em recolocar Ibiapina nos eixos através de propostas cuidadosamente elaboradas. 

D.Marta, prossegue firmando um compromisso com cada cidadão ibiapinense que lhe confiou o voto prometendo não decepcionar-lhes. Fazer de Ibiapina um lugar melhor e mais justo socialmente. Servir ao povo da maneira mais justa e mais honesta possível, serão alvos, fruto de uma história pessoal de responsabilidade e seriedade.

Relembrou que, embora nascida em Fortaleza, veio fincar raízes em Ibiapina da qual se considera filha.

Prossegue dizendo que, sua administração será pautada pela ética, pela decência, pela transparência, servindo à todos indistintamente, primando pela imparcialidade nas tomadas de decisões. Seu gabinete estará sempre aberto para ouvir os mais legítimos anseios da população e atenderá a todos da maneira mais educada possível. 

Estará aberta às críticas construtivas. Pretende inaugurar um novo pensamento politico através de uma nova maneira de administrar, pautada na lisura e na correção.

A construção de estradas, passagens molhadas, casas populares, patrocinar políticas para o homem do campo, além de melhorar a saúde e educação foram alguns de seus compromissos lembrados.

Trabalhará também para a diminuição das desigualdades sociais ” … não adianta uns poucos serem  ricos, enquanto a maioria esmagadora da população, vive abaixo da linha de pobreza”. 

Por fim, conclamou a todos os ibiapinenses, para que juntos com a administração, possam contribuir para uma Ibiapina melhor, pois honrará a confiança nela depositada.

D. Marta, mais uma vez, sinaliza para uma gestão austera. Nos resta torcer para que o discurso se efetive e como ela mesmo disse, ” Ibiapina encontre o seu rumo”.

Alguns dos vereadores da oposição: Daniel Pachola, Fernando Carvalho e Júnior da Ematerce.
Os suplentes Cláudio Belmino e Gerardo Carneiro também prestigiaram o evento.
Plenário lotado. 
Dr. Alisson, D.Marta, Dr. Orismar e Dep. Sérgio Aguiar

A festa da diplomação – Parte II – fala do Dr. Alisson.

Dr. Alisson do Valle Simeão ao centro
A cerimônia de diplomação dos eleitos para o próximo quadriênio, foi presidida pelo MM Juiz Eleitoral da 73ª Zona Dr. Alisson do Valle Simeão. O evento fazia parte do calendário eleitoral de 2012, pondo fim ao processo eleitoral.
O Juiz, naquele momento, Juiz Eleitoral e não de Direito, fez um discurso que reputo importante destacar pelo seu significado documental. Segue alguns trechos para que os leitores tomem conhecimento.
A abertura da reunião se deu com com Dr. Alisson exaltando a importância do Poder Legislativo ante aos demais poderes, por ser este, composto de eleitos e plurais.
Destacou também o trabalho preponderante do Cartório Eleitoral local, que tão bem soube conduzir o pleito e hora entregava o fruto de seu trabalho à população ibiapinense. Agradeceu a todos que, direta ou indiretamente, de forma voluntária ou não, contribuíram para a chegada daquele momento.
Partidarismo
Dr. Alisson prossegue dizendo que a partir de 2013 os eleitos não serão mais representantes daqueles que os elegeram e sim de toda a população do município e por isso devem governar para estes, despindo-se de quaisquer vaidades e interesses pessoais, voltando-se unicamente para os cerca de vinte e quatro mil habitantes, que carecem de um melhor serviço público.
Prazo
Com a diplomação abri-se o prazo legal para qualquer cidadão contestá-la, caso tenha informação relevante  e fundamentada sobre ilegalidades cometidas por quaisquer dos diplomados. Para isso deverá o denucnciante, protocolar o pedido junto ao cartório eleitoral para analise e parecer.
Problemas do município e da região
Aos diplomados pediu-lhes que honrassem a procuração da população, outorgada no dia 07 de outubro e tocassem em pontos nevrálgicos do município como saúde e educação. Problemas considerados como  principais nas preocupações municipais.
Pediu que D. Marta, por ser uma profissional da saúde, organizasse melhor está área do município pois era inconcebível que “alguém morresse no hospital municipal de Ibiapina por falta de um mero desfibrilador”.
Aludiu a falta de profissionalização do serviço público municipal, mostrando que esse serviço tem que ser prestado por funcionários públicos concursados, comprometidos e com responsabilidade, acabando com o problema histórico do trabalho ser feito na base do improviso, para isso, sugeriu que a futura prefeita garanta a nomeação dos aprovados no último concurso e caso ainda persistam vagas, trate logo de organizar novo certame.
Ente federado
” – Não moramos no Brasil, não moramos no Ceará, moramos em Ibiapina e é aqui que aparecem os problemas. Ibiapina, como ente federado possui autonomia política e financeira para resolver seu problemas locais.”
Criticas ao Governo do Estado e aos prefeitos da Região da Ibiapaba
Fez críticas ao Governo do Estado que tem abandonado a Região da Ibiapaba com cerca de quatrocentos mil habitantes. Diariamente morem pessoas na CE que carece de uma duplicação. A Ladeira do Mucambo continua abandonada. Os prefeitos da Região têm de deixar de lado as  picuinhas políticas locais e as vaidades para focarem nesse problema. 
Como professor universitário, destacou o problema dos estudantes que diariamente se deslocam à Sobral para estudar, por não contarem com uma Universidade Ibiapabana.
Alerta aos eleitos
Citando o eminente Ministro do STF, Carlos Aíres Brito: “O Judiciário não governa, mas evita o desgoverno”, Dr. Alisson alertou aos eleitos que o Judiciário local vai garantir os direitos fundamentais, respeitar e fazer cumprir os contratos, além de promover a pacificação social mediante a resolução de conflitos. Que o Judiciário é a última instância para se recorrer mediante o desmando de um gestor que extrapole as suas atribuições legais e constitucionais. 
“O Judiciário vai estar atendo e vigilante para que os eleitos não façam (grifo nosso) de seus mandatos, um trampolim para vaidades pessoais e para desgovernar a cidade que os elegeu.”
Aos vereadores
“Mirem-se no exemplo de Ulisses Guimarães.”
À D. Marta
Deseja-lhe um excelente administração e aconselha que, para isso, terá que desvincilhar-se das questões pessoais e governar com impessoalidade, pois infelizmente tudo no município vai à reboque da pessoa ou grupo seccionado. É preciso governar para todos.
Aos políticos de forma geral
Servir de forma transitória. Por isso que se criou o mandato. Político é pra ir pro sacrifício, sair de sua profissão e servir. O apego desmesurado ao poder é uma das piores características que um mau político pode ter.  O mesmo povo que o colocou lá, pode, eventualmente querer tirá-lo. O bom político tem que compreender isso de forma natural e pacífica. Finalizou.
Dr. Alisson, por sua fala, deu um significado maior ao evento e uma verdadeira aula de Direito Administrativo e Constitucional, daí, ter merecido o devido destaque aqui no Blog. 

Fala leitor!

SEM PAPAS NA LINGUA disse…
ANTES MESMO DO ELIAS COMEÇAR A DISPARAR OS ULTIMOS RELATOS ACERCA DA DIPLOMAÇÃO DOS NOVOS ELEITOS E REELEITOS DE IBIAPINA (DEVE TER SIDO AQUELA VELHA FORMALIDADE GALGADA EM IRONIAS ) , EU GOSTARIA DE ANTECIPAR Á TODOS O MEU SINCERO VOTO POR VER ESSA CAMBADA DE GENTE TRABALHAR E ARREÇAR AS MANGAS EM BEBEFICIO DO POVO E NÃO PRA SI PROPRIO .
SABEMOS QUE HOJE A IBIAPINA É VISTA NUMA VERTENTE EM DECLÍNIO EM MATÉRIA DE PROJETOS SOCIAIS E PLANO DIRETOR , ONDE APENAS O MARASMO PREDOMINA EM NATÉRIA DE AÇÕES ADMINISTRATIVAS E TRABALHO , E ISSO CERTAMENTE É CONGREGADO POR ALGUNS DOS REELEITOS QUE SEQUER LEVANTARAM A BANDEIRA DA OPOSIÇÃO , POIS FORAM ELES QUE VIVENCIARAM OS ULTIMOS DESMANDOS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO , SEM SEQUER EXEERCEREM SUAS FUNÇÕES COMO REPRESENTANTES DA NOSSA GENTE.
 
ATUALMENTE A NOSSA CÂMARA NÃO SE APRESENTA COM A IMAGEM POLIDA , TENDO EM VISTA OS GRAVES ESCÂNDALOS DIVULGADOS NA MIDIA NACIONAL QUE CULMINOU COM PRISÕES DE ALGUNS DOS ENVOLVIDOS EM ESQUEMAS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E FRAUDES EM LICITAÇÕES. 
E NO AFUNILAMENTO DO FINAL DE MAIS UM MANDATO, TUDO QUE PRESENCIAMOS DOS ATUAIS ELEITOS E REELEITOS É APENAS O SILÊNCIO, BEM DIFERENTE DO LEMA DE SUAS CAMPANHAS QUE TRAZIAM EM SEUS PRENUNCIOS “SE ELEITO FOR, VOU BOTAR TUDO ISSO EM PRATOS LIMPOS”. 
ENFIM; NADA DE NOVO SINALIZA COMO ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPO NO EXTENSO HORIZONTE NEGRO QUE ORA DELIMITA ESSA CIDADE COM O CEU , A NÃO SER ALGUNS PARCOS NOVOS NOMES QUE CERTAMENTE PASSARÃO PELO PRISMA DE UMA SEDUÇÃO FINANCEIRA DA FUTURA GESTORA , QUE PASMEM, SUMIU COM SEUS IDEAIS , E NESSA CIRANDA DE INTERESSES ESCUSOS , SÓ QUEM ENTRA NA DANÇA DA CADEIRA , SOMOS NÓS QUE AMAMOS DE VERDADE ESSA TERRA TÃO SURRADA POR VELHAS RAPOSAS.